PODER MUNDIAL E DINHEIRO MUNDIAL (Robert Kurz)

             

poder-mundial-500x500

           Trecho da apresentação do livro PODER MUNDIAL E DINHEIRO MUNDIAL – Crônicas do capitalismo em declínio 

Robert Kurz/Consequência Editorial

O presente volume reúne textos de Robert Kurz publicados entre 2003 e 2012. São intervenções no debate público de esquerda que podem ser lidas como desdobramentos da análise da crise econômica mundial e do estado de emergência global realizada em livros como Weltordnungskrieg (A Guerra do Ordenamento Mundial) de 2002 e Das Weltkapital (O Capital Mundial) de 2005.

Esse conjunto de materiais é parte da elaboração de uma crítica social radical desenvolvida desde os anos 1980 na Alemanha chamada “crítica do valor-dissociação”. Fora do espaço de língua alemã, a recepção das obras de Kurz permanece fragmentária. Neste Poder Mundial e Dinheiro Mundial oferecemos ao leitor mais uma oportunidade de conhecer a abordagem teórica desenvolvida no contexto do projeto “Exit! – Crítica da crise da sociedade da mercadoria.”

A globalização trouxe, em levas sucessivas, cada vez mais zonas de pobreza em massa, guerras civis sem perspectiva, e um terrorismo pós- moderno neoreligioso que não se pode qualificar senão como bárbaro.

O Ocidente, sob a direção da última potência mundial, os Estados Unidos, reagiu a tudo isso com ‘guerras de ordenamento mundial’ com igual falta de perspectivas e com uma precária administração da crise planetária.

 

Veja um dos textos que compõe o livro 

PODER MUNDIAL E DINHEIRO MUNDIAL – A função económica da máquina militar dos Estados Unidos no capitalismo global e os motivos ocultos da nova crise financeira – Robert Kurz

2 Comentários para "PODER MUNDIAL E DINHEIRO MUNDIAL (Robert Kurz)"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *