REENCONTRO COM POSTONE NA REINTERPRETAÇÃO INOVADORA DE MARX – Veja o vídeo

               Para quem não teve oportunidade de participar, já pode tomar conhecimento da enriquecedora palestra do Professor Moishe Postone, seguida de debate, realizada em Fortaleza no dia15 de junho, na sede da ADUFC. Na ocasião foi também lançado seu livro “TEMPO, TRABALHO E DOMINAÇÃO SOCIAL – Uma reinterpretação da teoria crítica de Marx” (BOITEMPO).

                Postone foi um dos participantes do Seminário Internacional Teoria Crítica Radical, A Superação do Capitalismo e a Emancipação Humana que o Instituto Crítica Radical realizou em Fortaleza no ano 2000. Foi um evento altamente significativo pelo seu conteúdo inovador e pela participação expressiva de um público em torno de 2.000 participantes. Além de Postone, o seminário contou com a presença de uma plêiade de intelectuais – Robert Kurz, Anselm Jappe, Norbert Trenkle e Dieter Heidemann – que vinham desenvolvendo, através de uma abordagem ampliada e profunda, uma reflexão sobre a descoberta de uma prospecção lógica a respeito do que seria a barreira histórica do sistema capitalista. Essa prospecção foi descoberta por nós em 1988, quando percebemos que ela captava o limite da subversão capitalista.
Canadense, Professor de História da Universidade de Chicago, Postone foi pioneiro e é um dos mais renomados teóricos da reinterpretação fundamental da teoria crítica de Marx para reconceituar a natureza da sociedade capitalista e é leitura obrigatória para aqueles que buscam conhecer os pilares que sustentam a releitura de Marx à luz dos elementos teóricos da teoria do valor.
No seminário de 2000 proferiu a conferência “A Reinterpretação da Teoria Crítica de Marx ao Capitalismo” (ver vídeo abaixo) e participou de mesa redonda com Robert Kurz, Anselm Jappe, Norbert Trenkle e Dieter Heidemann com o tema “A Teoria Crítica Radical Hoje”.
Em preparação ao Seminário o Instituto Crítica Radical lançou duas publicações. Numa delas consta o texto REPENSANDO A CRITICA DE MARX AO CAPITALISMO, de Postone, traduzido e publicado pelo próprio instituto (http://criticaradical.org/repensando-a-critica-de-marx-ao-capitalismo/)
Agora, com o lançamento no Brasil do seu livro “TEMPO, TRABALHO E DOMINAÇÃO SOCIAL – Uma reinterpretação da teoria crítica de Marx” (Veja o prefácio à edição brasileira – http://criticaradical.org/tempo-trabalho-e-dominacao-social-prefacio-a-edicao-brasileira-m-postone/), escrito em 1978, ele volta ao nosso país e estará novamente conosco em Fortaleza entre no dia 15 de junho.
Sua volta coincide com a aproximação da realidade ao pensamento. A crise global, diante do limite da valorização do dinheiro, confirma os prognósticos da descoberta e do seminário. A vinda do Professor Postone e o debate sobre suas ideias certamente contribuirão para uma compreensão mais profunda da nova natureza da crise e seus desdobramentos. E, mais ainda, com certeza fornecerão elementos para a proposta teórica e prática de saída.

1 Comentário para "REENCONTRO COM POSTONE NA REINTERPRETAÇÃO INOVADORA DE MARX – Veja o vídeo"

  1. Como hoje não moro mais em Fortaleza, mas num interior de Sobral, por motivo de trabalho, procuro me inteirar dos movimentos do Critica Radical e deste trabalho maravilhoso da Rosa e da Maria Luiza em prol de uma sociedade mais valorizada pelos valores humanos do que pela imposição dos valores capitais, que tanto gera mais excluidos. Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *